Greve
e redução do efetivo dos Analistas-Tributários da Receita Federal agravam ainda
mais as operações cargueiras. Porém, gargalo maior é na Concessionária.
Na quarta-feira(21) os profissionais de comércio exterior no Brasil conviveram,
mais uma vez, com entraves nos processos de importação e exportação. Logo pela
manhã, um dos setores prejudicados, o SAVIC (Seção de Interação com o Cidadão),
da Receita Federal, no Aeroporto de Guarulhos, divulgou um comunicado. O
motivo: greve dos Analistas-Tributários limitaria um atendimento exclusivo para
cargas vivas, perecíveis, medicamentos pessoas físicas e serviços de protocolo
atendidos por servidores da categoria SERPRO.
“Mais uma vez, o Aeroporto de Guarulhos foi o destaque negativo durante esse
movimento. Mas, a preocupação se agrava, haja vista que a Receita Federal
publicou a Portaria nº 310, que prevê a limitação desses servidores no período
noturno”, alerta Marcos Farneze, presidente do SINDASP. Segunda ainda a
Portaria 310, na maioria dos aeroportos, a previsão é de apenas 1
Analista-Tributário por plantão noturno de vigilância, com exceção do Aeroporto
do Galeão(RJ) e Viracopos(SP) que contarão com 2 Analistas-Tributários. Já o
Aeroporto de Guarulhos, de maior movimentação, contará com 3 Analistas-Tributários
por plantão noturno de vigilância.
Atrasos na Exportação - Outro agravante relativo ao Aeroporto de
Guarulhos diz respeito ao agendamento das cargas destinadas à exportação. A
Concessionária GRU Airport não dispõe de horário para o agendamento causando
imensa dificuldades aos embarcadores, que sofrem atrasos em suas exportações e
muitas vezes não tem outra alternativa, a não ser redirecionar suas cargas para
embarque em outros locais. “Temos relatos de tentativas de agendamento a partir
da 0.00 hora(meia-noite) sem sucesso. Além disso há atraso pela Concessionária
ao receberem as cargas agendadas para exportação, ocorrendo a espera de muitas
horas, até que, de fato, consigam proceder a entrada de suas cargas no armazém
de exportação”, destaca Farneze.
Segundo o SINIRECEITA – Sindicato dos Analistas-Tributários da Receita Federal
do Brasil - aproximadamente sete mil Analistas-Tributários da Receita Federal
de todo país cruzaram os braços na quarta-feira, dia 21 de março, numa greve de
24 horas. A greve foi um protesto contra atos do Ministério do Planejamento,
Desenvolvimento e Gestão que, até hoje, não deu cumprimento integral ao acordo
salarial assinado com a categoria e tem encaminhado medidas que podem
inviabilizar o funcionamento da Receita Federal do Brasil.
“A Seção de Interação com o Cidadão(SAVIC) foi criada pela Receita Federal em
Guarulhos, em 2012, exatamente para dar mais agilidade no atendimento aos
Despachantes Aduaneiros, nos processos de Comércio Exterior”, lembra Farneze. A
SAVIC GRU foi a primeira seção a atuar em sua plenitude no âmbito aduaneiro (da
8ª Região da Receita Federal ou das Superintendências Regionais da Receita
Federal). Entre os serviços oferecidos, além da recepção dos Documentos de
Importação e Exportação, a SAVIC GRU realiza a recepção das Declarações de
Trânsito Aduaneiro (DTA).
“A drástica redução das equipes de plantão noturno estabelecidos pela Portaria
nº 310 para os principais Portos, Aeroportos e Postos de Fronteira do Brasil,
por onde passa todo o fluxo comercial do País, está absolutamente evidente. De
forma objetiva, a referida portaria enfraquecerá a “Presença Fiscal” da Receita
Federal nessas localidades que são estratégicas para o controle do comércio
internacional e para o enfrentamento de crimes, como o contrabando, o
descaminho e o tráfico de drogas”, finaliza a NOTA do SINDIRECEITA.
Fonte: SINDASP – Sindicato
dos Despachantes Aduaneiros em São Paulo, Campinas e Guarulhos.