Em consequência da ressaca, manobras no Canal do Estuário estavam interrompidas
A entrada e saída de navios cargueiros no Porto de Santos foi retomada às 13 horas da quinta-feira (28), após quase 30 horas de paralisação. As manobras no Canal do Estuário foram interrompidas às 7 horas do dia 27/04, após a chegada de uma frente fria que gerou ondas de até 4 metros e rajadas de vento que chegaram a 86 km/h.
Conforme informações da Capitania dos Portos, no período em que o tráfego de embarcações ficou interrompido, 13 navios foram impedidos de deixar o Porto de Santos e outros oito aguardavam para atracar.
Por segurança, a liberação de navios só ocorreu após a melhora da condição climática, segundo a Autoridade Marítima. Mais cedo, as rajadas de vento ainda alcançavam 44km/h e as ondas chegavam a 2 metros.
Na manhã do dia 27/05, em razão da força da maré e dos ventos, a circulação das balsas também ficou paralisada entre Santos e Guarujá. A travessia entre São Sebastião e Ilhabela, no Litoral Norte, também deve ser interrompida devido às condições atmosféricas. Ontem, por segurança, o serviço também precisou ser interrompido por meia hora, mas foi retomado às 12h.
Ainda em Santos, as fortes ondas
também quebraram cerca de 50 metros de mureta na Ponta da Praia e alagaram a
Avenida Bartolomeu de Gusmão, próximo ao Aquário Municipal. Também foram
verificados prejuízos na Ponte Edgard Perdigão, que teve o piso cerâmico e de
concreto avariados, além do Deck do Pescador, que teve todo o assoalho de
madeira danificado pelo avanço mar.
Fonte: Jornal A Tribuna