Segundo notícia divulgada pelo jornal impresso "A Tribuna" de Santos, os fiscais as RFB que atuam no Porto de Santos, aprovaram o que chamaram de “desembaraço zero” a partir da próxima segunda-feira (16/10/17), com possibilidade ainda de greve por tempo indeterminado a partir de 1º de novembro.
Ainda não está muito claro o que seria “desembaraço zero”, mas, pelo o que foi divulgado na notícia, seria a liberação somente de cargas consideradas essenciais como remédios, insumos hospitalares, animais vivos e alimentação de bordo para tripulantes de navios. De toda forma, como em toda paralisação realizada pelos Fiscais da Receita Federal, os processos de importação e de exportação parametrizados em canal verde devem seguir com a liberação normalmente, ficando prejudicados, no entanto, os canais amarelos e vermelhos, bem como os processos administrativos.
Também não ficou claro na notícia se o “desembaraço zero” se daria em todos os dias do mês de outubro ou se somente em dias específicos a serem divulgados posteriormente.
Abaixo a notícia divulgada pelo jornal "A Tribuna" de Santos.