Apesar de, na imprensa ter sido divulgado que os Fiscais da
Receita Federal farão Greve Geral de dois dias por semana a partir da próxima
quinta-feira, temos verificado nas Alfândegas muitas versões de como seria essa
Greve.
A ícia corrente, é que na Alfândegas serão dois dias por
semana de operação padrão ou “dia sem computador”, a partir da próxima quinta-feira,
dia 14/07. Mas temos informações de fiscais que declaram estarem dispostos a
paralisar as atividades desde já, sendo que em cada setor da Alfândega, os
fiscais pensam em aderir à Greve de formas diferentes, como por exemplo, com
paralisação por setor, “dia sem computador”, ou até mesmo a situação inusitada
que ocorre hoje na Alfândega de Viracopos, onde os fiscais estão conferindo
todas as cargas, mesmo aquelas que estão em canal verde. Até mesmo mercadorias
já carregadas nos caminhões das transportadoras, foram conferidas e em caso de
encontrarem algo que entenderem estar errado, os fiscais estão intimando o
importador ao recolhimento de tributos e/ou multas, conforme seja a infração.
Já na Alfândega de Guarulhos, os fiscais divulgaram
Comunicado hoje cedo, informando que não farão atendimento durante todo o dia.
Somente as cargas que já estão parametrizadas em canal verde, estão podendo
sair normalmente.
Com exceção do que ocorre hoje nas Alfândegas dos Aeroportos
de Viracopos e de Guarulhos, nas demais Alfândegas o trabalho dos Fiscais está
ocorrendo normalmente, porém, com muita especulação e muitas incertezas, de
como serão os próximos dias.
Por: Servimex