Segue notícia que a Anvisa publicou em sua página a respeito da 1ª. integração do pagamento da TFVS ao PCCE.
PORTOS, AEROPORTOS E FRONTEIRAS
Importação de alimentos: orientações sobre pagamento integrado da taxa de vigilância sanitária
Pagamento integrado ao Portal Único do Comércio Exterior teve início em 31 de março para protocolos de alimentos.
Publicado em 04/04/2025 10h53 Atualizado em 04/04/2025 13h38
A Anvisa iniciou, no dia 31 de março de 2025, o protocolo dos processos de importação de alimentos por LI/LPCO com o Pagamento Integrado da Taxa Anvisa ao módulo de Pagamento Centralizado de Comércio Exterior (PCCE) do Portal Único.
Durante este período, a Anvisa tem verificado algumas questões importantes sobre a integração:
Todos os LPCOs protocolizados, possuem na aba histórico as mensagens do sistema referentes ao andamento do pedido. As situações de erro de integração constam neste campo, com a explicação resumida do motivo. Cabe ao importador verificar o erro e buscar a solução junto aos envolvidos.
Este projeto está sendo tratado pela Anvisa, Secretaria de Comércio Exterior (SECEX), Receita Federal do Brasil (RFB) e pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) desde 2023 e faz parte da etapa da adesão da Agência ao Novo Processo de Importação.
Considerando os desafios relacionados à validação do pagamento das taxas no PCCE e buscando minimizar possíveis impactos para o setor regulado, a Anvisa decidiu ajustar o cronograma de implementação das demais petições, conforme as datas indicadas a seguir:
Consulte aqui os manuais disponíveis sobre o processo de importação.
Acesse também o webinar (seminário virtual) realizado pela área técnica em https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/educacaoepesquisa/webinar/importacao-e-exportacao